Total de visualizações de página

Powered By Blogger

Rádio Viola Viva O som da viola na internet

Poema ao acaso


domingo, 30 de novembro de 2008

/ brasil / Chuva em Santa Catarina


Sobreviventes das chuvas vivem difícil rotina em abrigo

Tomar banho ou comer uma refeição são pequenas conquistas.
Sobreviventes das enchentes em Ilhota descrevem suas experiências.

Do G1, em São Paulo, com informações do Fantástico

Tamanho da letra

* A-
* A+



Sobreviventes das enchentes em Ilhota (SC) vivem de maneira precária em abrigos improvisados. Ações simples do dia-a-dia, como tomar banho ou comer uma refeição, são para eles pequenas conquistas.



Veja o site do Fantástico


Quem está no abrigo ou teve sua casa destruída ou precisou sair, porque o risco desabamento era muito grande. “Eu não sei nem como chegar na minha casa.Não dá para chegar na minha casa, é só pau, pedra e lodo. Tem nada mais lá, tudo que nós tínhamos se acabou”, lamenta Jorge Candido, dono de madeireira.


Uma rotina vai sendo criada. Os adultos arrumam as camas, improvisam um jeito de secar as roupas, tentam se distrair com revistas. E as crianças, acostumadas a brincar na rua, agora precisam conter a agitação e entender certos assuntos que antes eram coisa de gente grande.


saiba mais

*
Sobe para 114 número de mortos nas enchentes de SC
*
BR-101 é liberada na altura de Palhoça (SC)
*
Frente fria traz mais chuvas para Santa Catarina na semana que vem
*
Site permite comunicação e busca por desaparecidos em SC
*
Santa Catarina cadastra voluntários para ajuda a vítimas da enchente

“Lá em casa a gente brincava, tinha muito lugar para a gente correr, brincar, aqui não tem. E agora é final de ano, nós íamos fazer festinha na escola e não deu, porque começou a cair tudo”, diz a estudante Laís Reichert.


Ao ser questionada sobre qual o momento mais triste que ela vai se lembrar, a menina respondeu: “O dia que a gente teve que correr para o bananal, para ficar lá. Estava tremendo de frio, a gente estava tudo chorando, com medo”.


“A gente estava em casa, de repente escutamos barulho tipo um trovão, quando saímos na rua o morro estava descendo por cima da nossa casa. Estou assim como se eu estivesse anestesiada, como se não estivesse acontecendo, é um filme de terror que não acaba nunca, cada dia eu acordo e acho que aquilo é um sonho, eu estou praticamente fora de mim”, diz a costureira Maria das Dores da Costa.


Marineide Souza, grávida de sete meses, perdeu sua casa e tudo que tinha dentro. “Meu filho acordou a gente e falou que estava enchendo. Quando acordei e fui olhar, era tarde demais. Quando a gente saiu de dentro de casa, já saiu com a água nos peitos, e porque os vizinhos da gente tiraram, se demorasse cinco minutos a gente tinha morrido todo mundo afogado”.


Com os parentes do agricultor Francisco Prum foi pior. “Foi a família completa, seis se apagaram, não tem mais nenhum”, conta. Francisco e a mulher também perderam a casa e agora estão sem rumo certo.



Simone Couto, também agricultora, na fila do banheiro, diz que são cinco minutos para cada um tomar banho. “É um banheiro para muita gente, está complicado, porque ainda faltou água. Tem que ser rápido, porque a luz fica acesa só até 23h.”


Nilso Chmitz, que é marceneiro, conta que precisou fazer caixão para os mortos. “Com motosserra, fazer caixão para a minha comunidade, pelo amor de Deus. E agora, como vou fazer o Natal? Natal nosso é esse aqui.”


Às 6h é hora de preparar o café da manhã. Ivete Radkai é uma das voluntárias. “Nesse momento não é só dar de comer, eles estão precisando mais de um apoio moral, que as pessoas se sintam em casa. Estão perguntando, Ivete, o que vai fazer para o almoço? Digo: ‘Eu quero churrasco, maionese, quero um bolo enfeitado’.”


Enquanto muita gente vai tomando o café-da-manhã, soldados do Exército chegam com novas doações.


Adelar Duarte, da Polícia Ambiental, diz que desde que a Polícia Militar foi acionada, a escala de trabalho é muito apertada. “O mais interessante de tudo é que notamos que os nossos policiais não querem ir para casa, não querem descansar, querem ficar aqui ajudando. Elas se sentem protegidas, isso para nós é muito gratificante.”



Leia mais notícias de Brasil

Nenhum comentário:

Seguidores

POEMA POESIA

Loading...



ANTONIA VERAS ..

No infinito o céu azul O ressplendo da Luz do sol Ilumina a minha( Igreja eu e você )E derrama sobre a terra o seu calor Na terra os passarinhos cantam Louvores a Deus Nas alturas O gorjeio do Sabia , O revoar das Andorinhas E o pulsar do coração E o tempo vai passando E a chuva vai chegando Regando as plantas respirando E exaltando o seu perfume Neste paraiso de esperança Onde existe todo o bem Que não se alcança E todas as maravilhas da natureza Que os seres humanos não sabem desfrutar E geram todas as sorte de males Assim só podemos ficar com a esperança Que e a ultima que morre A nossa Esperança esta no Senhor Jesus Amém .. !!
Antônia Veras..

poema e poesia

bloggerpaginaderecadotoninhaveras

blogger paginaderecadotoninhaveras

  • Poema e Poesia
  • http://paginaderecadoantoniaveras-valentines.blogspot.com/
  • http://www.blogger.com/home
  • música

Poema e Poesia

Poema e Poesia
paginadarecado

Foto Toninha Veras..

Foto Toninha  Veras..
blogger

toninha itens compartilhados

Powered By Blogger

PESSOA AMIGA , SIMPLES AMO A NATUREZA

Minha foto
O meu cuidado vem de um Deus que tem o final da minha história na palma de suas mãos. É nesse Deus que eu creio – eu não abro mão de crer. Não importa que circunstância eu viva, eu sei em quem tenho crido. E o que eu mais admiro em mim, é a minha capacidade de sorrir em meio à tempestade. Eu choro, e choro tudo que eu tenho pra chorar, mas amanheço com as forças renovadas e com o sorriso largo no rosto. Quem foi que disse que preciso ter motivo pra ser alegre?

Minha lista de blogs

Antonia itens compartilhados

toninha itens compartilhados

toninha itens compartilhados

Antonia itens compartilhados

Antonia itens compartilhados

AMIGOS TAGS

Arquivo do blog

Powered By Blogger

Marcadores

Powered By Blogger

Marcadores

Powered By Blogger
Powered By Blogger
Powered By Blogger